segunda-feira, 28 de março de 2011

Doença traiçoeira-CINOMOSE

Hoje vou falar sobre uma doença muito traicoeira,palavra mais certa para designá-la.
Mas antes vou contar o que aconteceu comigo e um dos meus dez cães(agora nove) não pude fazer ¨ nada¨(fiz tudo o que tinha ao meu alcance),cinco foram adotados da rua e tem uma família agora.Há um ano atrás mais ou menos,trabalhei em um local que está contaminado pelo vírus da cinomose de onde eu trouxe este vírus comigo e por distração,descuido e correria do do dia a dia um desses meus cães tinha ficado sem a vacina anual,então foi contaminado,a partir daí começou a minha luta e do meu caõzinho,(com dez anos na época) contra essa doença,foram seis meses de luta.Aí entra a palavra traicoeira no primeiro mês,após exames de sangue,tratamentos houve uma melhora,como já tivesse sido tratada,mas não...veio minha surpresa,uns 50 dias após ela manifestou-se com toda a força,vieram as convulsões e todas as complicações,comecei o tratamento com anticonvulsivos,antibióticos,organoneurocerebrais,vitaminas,tudo em vão.
Qual foi minha decisão após não ter mais armas contra essa doença,sofrida...EUTANÁSIA,para que não sofressemos mais,meu cãozinho e eu.
Por isso que digo que a melhor solução pra essas doeças é a prevenção.
Doenças - Cinomose
É uma doença que acomete apenas os canídeos (cães, raposas, lobos, etc.), causada por um vírus, e altamente contagiosa. Não é transmitida a seres humanos, mas pode acometer cães adultos ou filhotes e gera um alto índice de mortalidade.
A Cinomose pode ser detectada caso o cão apresente febre, diminuição de apetite, corrimento nasal, ocular, diarréia, vômitos, estado de letargia, conjuntivite, convulsões, paralisias e tremores.
Os sintomas variam de acordo com o local afetado pela doença (sistema nervoso, digestivo, cutâneo, respiratório ou locomotor), sendo que a doença é mais perigosa quando o vírus ataca o sistema nervoso do animal uma vez que, nesse caso, as lesões causadas são irreversíveis.
Em casos de Cinomose nervosa, o cão apresenta espasmos e convulsões seguidos de paralisia, causando a morte. Caso o animal sobreviva, apresentará paralisias faciais, enfraquecendo a musculatura.
Quando o vírus ataca o sistema respiratório, age diretamente sobre as vias nasais, brônquios e pulmões, enquanto que quando o sistema afetado é o intestinal o alvo do vírus é o aparelho digestivo.
A vacinação é o único meio de se evitar a doença. Assim sendo, caso o cão já esteja contaminado a vacina não surtirá efeito algum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário