domingo, 27 de março de 2011

Carrapatos

Doenças - Controle de Carrapatos
Carrapatos, além de causarem grande incômodo ao animal, devido à coceira que provocam, podem trazer conseqüências muito graves uma vez que, além de causar anemia (pois carrapatos se alimentam de sangue), podem transmitir doenças como Erlichiose e Babesiose.
Não é necessária uma grande quantidade de carrapatos para que estas doenças sejam transmitidas; basta que um ou dois carrapatos contaminados pelos protozoários causadores dessas doenças infestem o animal para que este esteja seriamente suscetível a elas. Por isso, é de grande importância o controle constante de carrapatos .Carrapatos são muito resistentes em qualquer etapa de sua vida, o que torna o combate a eles uma tarefa difícil, pois podem colocar seus ovos nos mais diversos locais como paredes, pisos, plantas, etc. além de sobreviver por vários meses sem que sejam percebidos. Assim, não apenas o animal deve ser tratado para que se evite o aparecimento de carrapatos, mas todo o ambiente em que vive.
Para o combate efetivo aos carrapatos são recomendados banhos carrapaticidas (exceto em filhotes, fêmeas gestantes e gatos), repetidos a cada 15 dias quando há grande infestação; tosas em animais de pelo longo no verão , assim como o uso de produtos carrapaticidas de longa duração recomendados por um veterinário.
No ambiente, devem ser aplicados carrapaticidas nas casinhas, em canis e plantas sem que sejam deixados de lado paredes, pisos, ralos e qualquer tipo de frestas por onde os carrapatos podem invadir o ambiente.
É de vital importância que haja o constante controle de carrapatos para que se evite maiores problemas. Assim, ao menor sinal de febre, apatia, falta de apetite ou mucosas pálidas em animais que possuam carrapatos é importante o acompanhamento de um veterinário para que, através de exame de sangue, sejam diagnosticadas Babesiose ou Erlichiose doenças que, se detectadas a tempo, são perfeitamente tratáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário